• Olhar do Palhaço

Ícones da palhaçaria: Annie Fratellini



Conheça a história da cantora, atriz, palhaça, diretora e professora de circo argelina Annie Fratellini (1932–1997).

Annie Fratellini

Annie Violette Fratellini nasceu em 14 de novembro de 1932, em Argel, Argélia francesa, onde seus pais, que eram artistas de circo, estavam em turnê. Ela era a quarta geração de uma das mais ilustres dinastias de palhaços da Europa, a Família Fratellini, uma família de circo francesa de ascendência italiana. Seu pai era Victor Fratellini, um palhaço e acrobata; sua mãe, Suzanne (née Rousseau), era filha de Gaston Rousseau, diretor do Cirque de Paris, um enorme prédio de circo localizado na Avenue de la Motte-Picquet, em Paris, que esteve ativa de 1906 a 1930. Seu avô era Paul Fratellini, um dos irmãos Fratellini, o lendário trio de palhaços que foi o Toast of Paris (e Europa) entre as duas guerras mundiais.


Embora ela tenha estreado na arena aos 13 anos no famoso Cirque Medrano de Paris, ela acabou fugindo do circo aos 18 anos de idade e começou uma carreira musical e de gravação como musicista e cantora. Ela também se tornou atriz de cinema, aparecendo notavelmente em 1965 em "La Métamorphose des cloportes", um filme dirigido por Pierre Granier-Deferre (1927-2007), com quem ela se casou em 1954. Eles tiveram uma filha, Valérie.


Filmografia

Com vocês, Annie Fratellini:

Annie Fratellini - Petite fleur

Annie Fratellini and Pierre Etaix Video 1975

Annie Fratellini et Pierre Etaix à l'accordéon

Annie Fratellini - école de cirque I Circus school [1975]


Annie Fratellini no Spotify :

https://open.spotify.com/artist/5uiykApdvNQwHXc5qK0hb7


Um pouco mais de Annie Fratellini em nosso blog:

https://www.liceudepalhacos.com.br/post/annie-fratellini


Ícones da palhaçaria é um projeto de Leandro Calado. Traz a história de diversos palhaços que são referência para muitos outros artistas. Com esta parceria o Olhar do Palhaço publicará periodicamente estas verdadeiras aulas.


Mímico, palhaço, co-fundador da Cia Mimicalado no Brasil, professor de palhaçaria e mimica na companhia americana “National Circus Project”, apresentador do programa “Ícones da Palhaçaria” do canal Fala Calado no YouTube.


Saiba mais: https://www.facebook.com/ciamimicalado.circo


Encontrou algum erro?

Fale conosco!



11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo